AMA -

A AMCOW, a Comissão da União Africana e o Governo da Namíbia organizam uma conferência continental sobre a água e o saneamento

ABUJA, Nigéria, 19 de Novembro de 2021 -/African Media Agency(AMA)/- O Conselho dos Ministros Africanos da Água (AMCOW), a Comissão da União Africana (CUA) e o Governo da Namíbia organizarão, virtual e conjuntamente, a 8ª Semana Africana da Água (AWW-8) e a 6ª Conferência AfricaSan de 22 a 26 de Novembro de 2021.

A Semana africana da água e do saneamento oferecerá um quadro de diálogo e de partilha de conhecimentos com vistas a fazer avançar o programa relativo à água e ao saneamento na África. Os participantes acordar-se-ão também sobre os planos de ação visando prosseguir a realização dos objetivos dos ODD relativos à água e ao saneamento. Estes planos decorrerão das discussões conduzidas ao longo da semana sobre as possíbilidades de soluções para resolver os desafios do setor e dar um impulso final à realização da Visão africana da água 2025. A conferência realizar-se-á tanto em inglês quanto em francês.

A Semana Africana da Água e do Saneamento inscreve-se na tradição das sete precedentes edições da Semana Africana da Água e das cinco conferências AfricaSan. Será acolhida, embora de forma virtual, pela República da Namíbia, por conta e em nome da região da África Austral da União Africana. As conferências são rotativas nas cinco sub-regiões da União Africana.

A Semana Africana da Água e do Saneamento tem dois objetivos específicos, a saber

  • Garantir a segurança da água na África até 2030, e
  • Acelerar a ação visando acabar com a defecação a céu aberto a fim de alcançar o acesso universal a um saneamento e a uma higiene adequados e equitativos para todos até 2030.

Neste contexto, a partilha dos conhecimentos e a divulgação de informações durante a conferência serão organizadas em torno dos dois temas e nove sub-temas, como se segue :

1.A segurança da água para a saúde pública e o desenvolvimento humano com os seguintes sub-temas :  
a.   A gestão das águas transfronteiriças para a cooperação e o desenvolvimento partilhado
b.   Reforçar a segurança da água pela gestão sustentável dos recursos hídricos subterrâneos
c.    Reforçar a resiliência da África frente à mudança climática e às catástrofes que dela decorrem, e
d.   Abordar os fatores favoráveis e desfavoráveis do setor da água e do saneamento: política, desenvolvimento das capacidades, gestão dos conhecimentos, financiamento, etc.

 2.   Acelerar o acesso ao saneamento e à higiene seguros na África através de mais de 5 ODD e Covid-19 cujos sub-temas são os seguintes :
a.   Política e estratégia inclusivas para acelerar a melhoria do saneamento e da higiene na África
b.   Preencher o déficit em recursos humanos para o saneamento e a higiene na África
c.     Gestão dos resíduos fecais, economia verde e mudança climática
d.   Melhorar a higiene na África: Aproveitar a dinâmica suscitada pelas medidas de higiene das mãos da era COVID, e
e.   Assegurar um Financiamento Inovador para a água, o saneamento e a higiene em tempos de dificuldades financeiras, enquanto sub-tema transversal.   

Os representantes dos Estados membros da União Africana, as agências das Nações Unidas, os parceiros do desenvolvimento, o setor privado, a sociedade civil, as organizações comunitárias e as mídias são convidados a participar na conferência.
Para se inscrever na Semana africana da água e do saneamento, clique no seguinte link: http://register.africawatersanitationweek.amcow-online.org/.

Distribuído pela African Media Agency (AMA) em nome da AMCOW.

Notas aos Editores

Sobre o Conselho dos ministros africanos da água (AMCOW)
O Conselho dos ministros africanos da água (AMCOW) é uma Instituição intergovernamental da União Africana. Os órgãos e estruturas do AMCOW servem de grupo de trabalho no setor da água e saneamento do Comitê técnico especializado na agricultura, desenvolvimento rural, economia azul e meio ambiente sustentável (ARBE) da União Africana.

A missão do AMCOW é fornecer uma liderança política, uma orientação política e uma advocacia sobre a gestão da água e a prestação de serviços de saneamento. Para tanto, convidamos todos os atores envolvidos na prossecução da Visão Africana da Água, nos compromissos de Ngor sobre a segurança da água e do saneamento, e nos ODD. O segundo aspecto do nosso mandato é mobilizar e facilitar ações concretas para alcançar os objetivos em matéria de água e saneamento. Em substância, nós racionalizamos a contribuição das diferentes categorias de atores a fim de ampliar e aprofundar o impacto da nossa ação coletiva. Em terceiro lugar, asseguramos a corretagem e colocamos em rede conhecimentos e informações para apoiar a formulação e a aplicação de políticas baseadas em dados visíveis a todos os níveis. O principal objetivo é assegurar-se de que as nossas iniciativas sejam ao mesmo tempo informadas por e respondam às necessidades reais da comunidade da água e do saneamento na África. A aplicação dos conhecimentos e das informações disponíveis para orientar a utilização eficiente e efectiva das oportunidades de financiamento e de investimento do setor é um elemento-chave desta função.

Para qualquer pedido de entrevistas, por favor entre em contato com Maïmouna Tall Ndiaye, responsável da comunicação e da visibilidade do AMCOW, no endereço mtall@amcow-online.org ou +234 816 055 17 21 ou +221 77 695 37 93 (WhatsApp)
Para informações complementares, consulte https://www.amcow-online.org

Siga AMCOW:          
Facebook: @amcowafrica 
Twitter: @amcowafrica
Linkedin: https://ng.linkedin.com/company/amcowafrica
Instagram: https://instagram.com/amcowafrica

The post A AMCOW, a Comissão da União Africana e o Governo da Namíbia organizam uma conferência continental sobre a água e o saneamento appeared first on African Media Agency.

Source : African Media Agency (AMA)

Leave a Reply

Your email address will not be published.